Representantes do CFCH aprovam posição consensual sobre acesso em 2011

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ chega para a sessão do Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta (12/08), com uma posição definida a respeito da proposta da Reitora para o processo seletivo à graduação para o ano de 2011. Em reunião realizada, nesta quarta (10/08), os conselheiros decidiram, consensualmente, apoiar a reserva de vagas para estudantes cuja renda familiar não exceda um salário mínimo e meio e que, além disso, tenham cursado, em sua totalidade, o Ensino Médio em escola pública. No entanto, os representantes do Centro no Consuni deverão posicionar-se contrariamente à aprovação, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos candidatos que não façam parte deste perfil.

De acordo com o decano do CFCH, Marcelo Corrêa e Castro, a medida seria um “atalho” aos 30% de candidatos que realizariam apenas a prova do Enem, mas que possuam maior faixa de renda e oriundos de escolas particulares. “O exame só se justifica se for para criar uma via de acesso àqueles que não têm condições de entrar pelo processo da ampla concorrência. Se não, irá elitizar ainda mais”, analisa o decano e professor da Faculdade de Educação da UFRJ.

Outro ponto em que os conselheiros do CFCH pretendem intervir é o que destina 10% do total de vagas em cada curso aos candidatos com o supracitado perfil. De acordo com a proposta da maioria no Conselho de Centro, este percentual deveria subir para 20%. Desta forma, cerca de 6.400 do total de vagas oferecidas pela UFRJ para o ano letivo de 2011 seriam preenchidas pelo atual modelo (1ª fase via Enem e 2ª fase, prova UFRJ), enquanto que as demais 1.600, seriam ocupadas por candidatos com até 1,5 salários mínimos de renda familiar e com origem na escola pública. Uma proposta minoritária, apresentada pelos representantes da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ sugere que 50% das vagas do processo seletivo sejam destinadas a esses estudantes.