Está no ar o hotsite comemorativo dos 90 anos da UFRJ. Coordenadoria de Comunicação também cria página na Internet integrando produtos e serviços de Comunicação Institucional.">Está no ar o hotsite comemorativo dos 90 anos da UFRJ. Coordenadoria de Comunicação também cria página na Internet integrando produtos e serviços de Comunicação Institucional.">

Lançado hotsite dos 90 anos da UFRJ

Como parte das comemorações pelos 90 anos da UFRJ, já está no ar uma página na Internet dedicada à história da universidade. O hotsite (www.ufrj.br/90anos) foi lançado no dia 25, resgatando, através de textos, fotos e vídeos, a memória desta que é a primeira instituição oficial de Ensino Superior do Brasil e sua contribuição para a produção do conhecimento e do pensamento crítico e reflexivo em momentos decisivos da história brasileira.

O projeto do hotsite está sendo desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ.

A CoordCOM também está aproveitando as possibilidades abertas pelas novas tecnologias para aumentar o grau de interação entre os usuários e os produtos da Comunicação Institucional da universidade. Trata-se de um espaço virtual integrando os diferentes serviços que a Coordenadoria já disponibiliza no Portal UFRJ, mas oferecendo maior visibilidade às atividades de comunicação interna e externa da instituição. A página pode ser acessada pelo endereço www.ufrj.br/coordcom.

Passado e futuro
A recém-criada página na Internet voltada para os 90 anos da UFRJ reúne um conjunto de informações sobre o passado, o presente e o futuro da UFRJ. O hotsite traz uma breve retrospectiva, com textos e fotos históricas do desenvolvimento da instituição, criada em 1920, mas também procura lançar um olhar para o futuro, apresentando perspectivas de ampliação da UFRJ previstas no Plano Diretor 2020. O usuário poderá também acessar a programação dos eventos que celebram os 90 anos. As atividades, que serão realizadas no auditório do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, no próximo dia 8 de setembro, incluem música clássica, exposição fotográfica e lançamento de publicações.

As novidades não param por aí. Outras seções do hotsite são os vídeos institucionais e a galeria de imagens interativas. Nela, os interessados podem enviar fotos e contribuir para a ampliação dos registros históricos. As imagens serão avaliadas pela equipe responsável pelo projeto e incorporadas à galeria. A página apresenta ainda dados estatísticos que permitem dimensionar a presença da universidade no cenário acadêmico.

Comunicação Institucional
A página da CoordCOM surgiu como forma de aproveitar a potencialidade da Internet para integrar todas as áreas da Comunicação Institucional da UFRJ, englobando produtos de mídias eletrônicas, mídias impressas, assessoria de imprensa e promoção institucional, dentre outros. Num ambiente marcado pela expansão das novas tecnologias, a Coordenadoria quer usar a complementaridade das suas diferentes atribuições para ter resultados mais abrangentes e eficazes na comunicação, associados estrategicamente ao processo de construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática.

Um dos objetivos centrais no projeto é fortalecer o vínculo com seus públicos interno e externo de modo a aproximar a universidade da sociedade e vice-versa. O desafio assume importância ainda maior em organizações com estrutura institucional historicamente fragmentada, como é o caso da UFRJ. O surgimento da CoordCOM está diretamente associado à necessidade de dialogar com os inúmeros públicos com os quais interage.

O usuário que acessar o espaço encontra informações eletrônicas de todo o material impresso para a divulgação. A diferença é que o conteúdo passa a ser disponibilizado na Internet num único ambiente. Permanece no projeto a idéia de trabalhar a informação em toda a sua plenitude, inserindo vídeo, áudio e o maior número possível de assuntos e serviços correlatos a uma determinada informação.

A página (www.ufrj.br/coordcom) reúne um histórico sobre a CoordCOM, criada em abril de 2006, estatísticas referentes aos produtos e serviços divulgados e um relatório sobre a presença da UFRJ nos meios de comunicação. Além disso, estão presentes todos os veículos de divulgação da universidade (Jornal da UFRJ, Olhar Virtual, Olhar Vital, WebTV UFRJ, Imagem UFRJ, Em Pauta Notícias UFRJ e UFRJ On-line), bem como os arquivos com todas as edições anteriores.