Seminário

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Babosa (FCRB) e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC), promovem o seminário “Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa”. Isabel Travancas, professora adjunta da ECO-UFRJ, faz parte do comitê científico do seminário. O evento acontece nesta segunda e terça (23 e 24/08), das 9h às 17h, na sala de cursos da FCRB.

O objetivo é apresentar questões sugeridas a partir da pesquisa em arquivos pessoais, chamando atenção para as especificidades desse tipo de artefato cultural. O foco é analisar os conjuntos documentais como lugar de produção do sujeito individual e fonte de pesquisa para a História e Ciências Sociais. O seminário pretende ainda reunir trabalhos que discutam pesquisas em arquivos.

As vagas são limitadas a 50 participantes e as mesas de debate contam com a presença de nomes como Ana Maria Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), Felipe Brandi da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), Danusa Depes Portas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), UFRJ e Ilana Strozenberg da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ).

A Fundação Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, nº 167 134, Botafogo. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3289 4640/4631 ou através da página virtual da FCRB.