Decano do CFCH toma posse para segunda gestão à frente da unidade

Na última sexta-feira (20/08), o decano Marcelo Macedo Corrêa e Castro e a vice-decana Lilia Guimarães Pougy assinaram os termos de posse para o segundo mandato da gestão à frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Realizada no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, a cerimônia foi conduzida pelo professor Carlos Antônio Levi da Conceição, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), que representou o reitor Aloisio Teixeira.

A mesa contou ainda com a presença de Mary Fraga, representante do corpo técnico-administrativo, e da professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, diretora da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Ambas proferiram discursos saudando o decano. Elogiaram a maneira como Corrêa e Castro conduziu  seu último mandato, demonstrando zelo pelo cumprimento das normas, abertura para o diálogo, além de espírito democrático.

No discurso, o decano apontou conquistas, como a reforma da biblioteca do CFCH e a institucionalização do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), além de planos e desafios para a próxima gestão, como questões relativas ao curso de Relações Internacionais. “As ações da Decania devem se pautar na continuação do trabalho realizado na gestão da professora Suely Sousa de Almeida (2002-2006). Haverá a preocupação em manter uma postura crítica e propositiva do CFCH”, afirmou.

Em seguida, os agradecimentos do decano foram ilustrados por uma sequência de imagens projetadas no telão, intitulada “Diálogo, Confiança e Respeito… (2010-2014)”, onde foram exibidas fotos de alguns funcionários da unidade. “Todos os que apareceram nas fotos, e os que não apareceram, sintam-se empossados. Se fosse diferente, eu não estaria aqui”, disse.

Antes de declarar encerrada a cerimônia o pró-reitor Carlos Levi desejou sorte aos reeleitos. “Ao longo do nosso convívio, aprendi a reconhecer a firmeza com que defendem suas posições”, disse.

Após a solenidade, Marcelo Corrêa e Castro definiu quais devem ser as prioridades da gestão para o próximo quadriênio. “O CFCH tem questões a trabalhar, como o Plano Diretor, e a realocação prevista no Reuni, que ainda está colocada de maneira pouco definida”, disse, em referência ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. “A prioridade constante é fazer com que o Centro avance e dê sua contribuição à universidade”, concluiu.