Categorias
Memória

Reciclagem é tema de palestras no CT

No dia 4 de agosto, o Centro de Tecnologia da UFRJ foi palco do ciclo de palestras “Verdades e Mitos sobre reciclagem”. O evento ressaltou a necessidade de discussão sobre o destino do lixo produzido pelo avanço da urbanização e apontou práticas que podem ser adotadas a fim de preservar o meio ambiente.

A abertura das palestras foi feita pelo decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Suemitsu, pela professora do IMA, Élen Vasques Pacheco, e pelos presidentes do Sindieco, Glauco Pessoa, e da Arerj, Edson Freitas. O decano e a professora Élen iniciaram seus discursos evidenciando o papel positivo que a universidade tem exercido com programas ambientais como o ReciclaCT, por exemplo.

As palestras foram divididas em dois módulos. No primeiro, estiveram presentes profissionais de áreas relacionadas à reciclagem propriamente dita. Os especialistas falaram sobre a importância de reciclagem e explicaram as técnicas específicas para diferentes materiais.

No segundo módulo, os palestrantes convidados falaram sobre reciclagem energética. Esse tipo de reciclagem consiste em técnicas de aproveitamento da energia existente no material a ser reciclado e produção de fontes de energia oriundas da técnica de reutilização ou descarte dos resíduos.

O ciclo de palestras "Verdades e Mitos sobre reciclagem" foi promovido pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) em parceria com a Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj), e o Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestora de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco).