">O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), irá, juntamente com a Petrobras, pesquisar a adição de biodiesel ao combustível utilizado por navios.

Coppe auxilia o desenvolvimento de biocombustível naval

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), irá, juntamente com a Petrobras, pesquisar a adição de biodiesel ao combustível utilizado por navios. Nestas embarcações é utilizado o bunker, óleo pesado para motores de baixa rotação. O uso do produto aumenta a poluição nas cidades costeiras próximas a zonas portuárias, causando males como a chuva ácida.

A Coppe inaugurou em março deste ano o Laboratório de Máquinas Térmicas (LMT), que será responsável por tais pesquisas. Seu foco é desenvolver alternativas mais eficientes e menos poluidoras ao que hoje é utilizado em navios. A adição do biodiesel ao bunker promete diminuir a emissão de fuligem na atmosfera, reduzindo os perigos para o meio ambiente.

Mais informações sobre o Laboratório de Máquinas Térmicas podem ser encontradas no site http://www.lmt.coppe.ufrj.br.