XI Semana de Educação: oficinas simultâneas

O Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire (CAPPF) realizou nesta quarta-feira (9/6) o terceiro dia da “XI Semana de Educação”. O evento contou com oficinas simultâneas que envolveram temas relacionados a Educação e Arte.

Foram oferecidas oficinas de “Artes Plásticas e Educação” com Chimenia Sczesny Lochi e Anatacha Sczesny, no galpão da Escola de Comunicação (ECO), “Cinema e Educação”, com Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, na sala 220; “Dança e Educação”, com Loíze Pessanha, na sala 215; “Escrita Criativa”, com Marcelo Macedo e Ana Tula, na sala 240, e “Malabares”, com Martin Torchiara, no campinho de futebol.

Adriana Fresquet exibiu um documentário realizado por alunos do Ensino Básico do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ. A docente faz parte do projeto de pesquisa, ensino e extensão “Cinema para aprender e desaprender” (Cinead), que pesquisa as relações entre Cinema e Educação com foco na infância e adolescência. Segundo Fresquet, “o cinema tem muito a ensinar e contribuir para a desconstrução de preconceitos”.

A partir de exercícios que buscaram trabalhar a criatividade dos alunos, a oficina de escrita criativa “teve como finalidade principal resgatar e afirmar a escrita como espaço de criação”, declarou o professor da Faculdade de Educação Marcelo Corrêa e Castro, além de enfatizar a necessidade de trabalhar o conceito nas escolas.

A oficina de dança criativa com Loíze Pessanha teve como foco o processo criativo e a experimentação. No mesmo caminho, a oficina de malabares buscou transmitir aos alunos técnicas de equilíbrio para o corpo. Segundo Martin Torchiara, é importante “conhecer o próprio corpo e suas limitações, inclusive no trabalho pedagógico”.

Chimenia Sczesny Lochi e Anatacha Sczesny trabalharam duas técnicas de impressão: a xilogravura e o stencil.  De acordo com Anatacha, “ao contrário do desenho e da pintura em que se tem apenas um exemplar, essas técnicas podem ser reproduzidas inúmeras vezes, o que aumenta o leque de possibilidades para um educador em sala de aula”.