CFCH escolhe nova Decania na próxima semana

As consultas eleitorais para decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) acontecem nos dias 18, 19 e 20 de maio, no campus da Praia Vermelha, Ifcs-UFRJ e CAp-UFRJ. O sistema de voto será o paritário, com voto docente com peso de 70%, e estudantes e servidores técnico-administrativos, 15% cada. A apuração será realizada no dia 20 e a reunião do Conselho de Centro do CFCH que proclamará o vencedor acontece no dia 24 de maio. O decano licenciado, Marcelo Corrêa e Castro, é candidato único ao cargo.

Na última semana, a Decania promoveu uma série de debates com a comunidade acadêmica, no sentido de esclarecer dúvidas e evidenciar os principais pontos da candidatura para o quadriênio 2010-2014. De acordo com Corrêa e Castro, as ações da Decania devem se pautar no fortalecimento das conquistas que se iniciaram na gestão liderada pela professora Suely Sousa de Almeida (2002-2006) e no lugar que o CFCH-UFRJ passou a ocupar no cenário da UFRJ. Para Corrêa e Castro a proposta toma como base uma política acadêmica pautada no respeito às instâncias coletivas de deliberação e nos procedimentos e critérios para tomadas de decisões; bem como na transparência da captação e alocação de recursos  e no igual tratamento a todas unidades e órgãos integrantes do CFCH.

Ainda assim, o candidato apontou as dificuldades enfrentadas na última gestão, como a disputa de recursos e embates na questão da integração da Universidade. Para investir na superação desses limites, Corrêa e Castro apresentou sete ações que deverão ser cumpridas coletivamente. São elas:

– a busca de soluções para a questão do espaço físico;
– a promoção de ações de integração acadêmica de ensino, pesquisa e extensão direcionados para temas como avaliação discente e flexibilização curricular;
– a continuidade das ações facilitadoras de integração dos cursos de graduação e pós-graduação;
– o aperfeiçoamento do programa de capacitação de servidores técnico-administrativos;
– a proposta de revisão de normas e procedimentos, a continuidade da atual política de utilização dos espaços coletivos e
– o levantamento, manutenção e atualização de indicadores relativos a estudantes para que se possa construir um mapa de dados do CFCH.

A questão da infraestrutura do campus da Praia Vermelha e sua mudança para a Cidade Universitária foi tratada com atenção durante os debates. Segundo Marcelo Corrêa e Castro, toda transformação depende não só da boa vontade das pessoas e sim de como se desenvolverão as relações e acordos político-acadêmicos para a implementação de tais mudanças.