Categorias
Memória

Professora da ECO lança livro sobre Bakhtin

Ana Paula Goulart Ribeiro, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, e o doutorando em Comunicação e Cultura, Igor Sacramento, lançam o livro “Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia”. O evento acontece no dia 8 de junho, a partir das 21h30, no Salão da Pastoral, no subsolo da Igreja da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A coletânea reúne textos dos mais importantes especialistas na obra de linguista russo Mikhail Bakhtin, no contexto anglo-saxão. A maioria deles é ligada a instituições britânicas, canadenses ou estadunidenses de ensino e pesquisa. Apesar da vasta produção desses autores, poucos dos seus trabalhos sobre o pensador russo foram traduzidos para o português. No Brasil, as interpretações de autores francófonos são mais difundidas.

Na primeira parte do livro, Caryl Emerson, Michael Holquist, Ken Hirschkop e David Shepherd se debruçam sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin, tanto para refletir sobre sua teoria literária quanto para apontar novos desafios e aplicações para sua filosofia da linguagem. Na segunda parte, Dominick LaCapra, Craig Brandist, Michael Gardiner e Linda Hutcheon tomam a obra para elaborar novas bases epistemológicas para a teoria da cultura e para investigar práticas culturais contemporâneas.

Na última parte, Stuart Hall, Robert Stam, Horace Newcomb e Gunhild Agger apresentam um conjunto de esforços teórico-metodológicos para realização de análises das mídias – de seus produtos, fenômenos e processos –, a partir de uma perspectiva bakhtiniana.

Na ocasião, haverá também um coquetel para o lançamento de outros livros no XIX Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação – Compós. A PUC-Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, número 225.