">Kleber Figueiredo assumiu, na última segunda (01/03), Direção do Instituto de Administração (Coppead), em cerimônia realizada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

Liderança global é o novo desafio

“Temos que formar profissionais para lidar com questões globais”. Esse é o grande desafio dos institutos de pesquisa brasileiros na opinião de Kleber Figueiredo, diretor do Instituto Coppead de Administração, que assumiu o cargo na última segunda-feira, 1º de março, em cerimônia realizada no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

Durante o discurso de posse, Kleber enfatizou que, por ser um dos futuros líderes mundiais, o Brasil deveria estar preparado para atender demandas universais. “O mundo decidiu que o Brasil será um dos países líderes no futuro. Devemos então preparar nossos alunos para que eles resolvam para além de questões locais”, disse.

O professor, que assume a direção em um momento especialmente próspero do Coppead, já que, em 2010, o instituto obteve a 65ª colocação entre os melhores cursos do mundo no disputado ranking do jornal britânico Financial Times, relembrou alguns momentos de sua trajetória de mais de três décadas na UFRJ e apontou que pretende utilizar a experiência passada no cotidiano de sua gestão. “Posso prometer que farei tudo para criar condições para o Coppead ser um ótimo lugar para se trabalhar”, garantiu.

Marcos Gonçalves, diretor do instituto entre 2006 e 2010, aproveitou a solenidade para agradecer à equipe técnica que o assessorou durante sua gestão. Já Alcino Câmara, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), parabenizou o Coppead por apoiar a recente expansão de vagas de Graduação ocorrida na UFRJ. Apesar de estar voltada à pesquisa, professores da unidade participam de cursos de Graduação, como o de Matemática Aplicada.

Ao final da cerimônia, Carlos Antônio Levi, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), representando o reitor Aloisio Teixeira, manifestou apoio irrestrito da Reitoria ao sucesso do Coppead: “Dentro dos limites das nossas possibilidades, continuaremos trabalhando para o Coppead trilhar seu caminho de êxito”, completou.

Foto: Kleber Figueiredo, novo diretor do Instituto Coppead de Administração, assina o termo de posse.

Créditos: Marco Fernandes.