">Estudantes da Escola de Música da UFRJ já podem se candidatar a bolsistas do 41º Festival Internacional de Música de Campos do Jordão.

Estudantes de Música já podem se inscrever para o Festival de Campos do Jordão

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão recebe, até  26 de março, as inscrições de estudantes de Música interessados em participar da 41ª edição do evento. Serão selecionados 171 alunos para integrar o corpo de bolsistas do Festival. Os graduandos terão a oportunidade de vivenciar, durante quatro semanas no mês de julho, um intenso laboratório de prática musical. Os cursos oferecidos abrangem todos os instrumentos da orquestra, piano, harpa, violão, canto, composição e técnica de gravação de música clássica.

As aulas serão ministradas por professores e músicos que são referências mundiais em seus instrumentos. As inscrições estão abertas a jovens músicos de até 30 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1980) e devem ser feitas através do site do Festival, no qual os interessados encontrarão detalhes sobre o repertório a ser executado no dia da audição. Para os cursos de canto e composição, o limite de idade é de 35 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1975).

As audições do processo seletivo para o 41º Festival de Campos do Jordão serão realizadas somente em São Paulo, de 9 a 11 de abril, na sede da Escola de Música de São Paulo – Tom Jobim (Emesp). Os candidatos às vagas de bolsistas podem optar por enviar registros audiovisuais em DVD em que executem o repertório exigido para avaliação pela Banca do Festival. Os estudantes selecionados serão contemplados com um programa de atividades musicais (aulas, ensaios, concertos e “master classes”), transporte, hospedagem, refeições e acesso gratuito aos concertos realizados no festival.

Os bolsistas de nacionalidade brasileira concorrem a seis premiações: além do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que concede uma bolsa de estudos (no valor de R$ 48 mil) ao bolsista de maior destaque, o festival inaugura o novo Prêmio Ayrton Pinto, que oferecerá quatro premiações de R$ 8 mil ao melhor bolsista por categoria de instrumentos. A sexta premiação vai para os bolsistas do curso de composição, que participam do Concurso Camargo Guarnieri, com prêmio no valor de R$ 15 mil.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é conhecido por tradicionalmente formar músicos que são, posteriormente, recrutados para participar de importantes escolas na Europa, Estados Unidos e das principais orquestras do Brasil e da América Latina.