Prefeitura inaugura casa

Projeto de residências projetadas tem início na Cidade Universitária.

O projeto Minha Casa Holcim começou oficialmente nessa terça-feira (15/12) com a entrega das chaves da primeira unidade construída à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, o professor e projetista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) Osvaldo Silva, e o representante da parceria da universidade na empreitada, Leonardo Francisco, da cimenteira Holcim.

A sustentabilidade permeou todas as etapas do projeto, segundo destacou o professor Osvaldo.  Sem deixar de lado o conforto, o meio ambiente foi levado em conta desde o começo do planejamento, na tentativa de usar desde o menor número possível de papel para as plantas até a quantidade de viagens dos caminhões no transporte de materiais. De acordo com o prefeito Hélio de Mattos, essa postura é essencial no momento histórico que vivemos, quando discutimos em Copenhague novas diretrizes ambientais.

O representante da Holcim, Leonardo Silva, apresentou os objetivos e a estratégia do projeto, que pretende “criar valor através de um conceito novo de casa popular sustentável, com preços acessíveis aos varejistas, fornecedores, focalizando as famílias de baixa renda”. É essencial a possibilidade de que as classes mais baixas tenham acesso à moradia, e por isso há uma preocupação com o custo total do produto.

Há três modelos: básico, plus e acessibilidade; este último preparado para pessoas com necessidades especiais. Todos eles apresentam ventilação e iluminação naturais, reciclagem e outras técnicas ambientalmente amigáveis.

Parte importante do projeto, a expansão de um quarto é prevista pelas plantas. Ela pode ser realizada na compra do projeto ou pelo próprio consumidor. Para isso, cada cliente leva para casa o manual do proprietário, tendo assim a possibilidade de construir de acordo com as normas técnicas, e com maior segurança.

O professor Hélio de Mattos ressaltou a importância de a academia se envolver com tais ações, pois a universidade é um ambiente de inovação, onde se produz conhecimento. “A integração com uma empresa é o segredo do sucesso dessa casa”, disse.

Para assistir à matéria produzida pela WebTV da UFRJ, clique aqui.