Categorias
Memória

Curso de Férias do Instituto de Bioquímica

Inscrições vão até esta quinta, dia 17. Podem se inscrever rofessores e estudantes do ensino médio.

As inscrições para o Curso de Férias do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) podem ser feitas por e-mail até esta quinta, dia 17. Professores e estudantes do ensino médio — rede pública ou particular — devem se inscrever através do endereço eletrônico cferias@bioqmed.ufrj.br.

Na sexta, dia 18, os organizadores selecionam os participantes do curso, que acontece entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2010 no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Cidade Universitária.

O Curso de Férias — idealizado pelo Professor Emérito Leopoldo de Méis — acontece desde 1985 e, atualmente, é realizado nos meses de janeiro e julho. Nos laboratórios do IBqM, professores e alunos da pós-graduação do IBqM ministram atividades práticas nas áreas das Ciências Naturais e da Saúde, norteadas pelo princípio do método científico. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela ciência, tornando o aprendizado mais agradável.

“Queremos mostrar como o conhecimento científico é produzido. Os alunos fazem questionamentos que são postos no quadro. Porém, nós não os respondemos. Os próprios professores (do ensino básico) e alunos sugerem experimentos e juntamente com eles vamos descobrindo as respostas. São atividades completamente prático-experimentais”, esclarece Wagner Seixas, professor do IBqM e coordenador do Curso de Férias.

Nesta edição, estarão em debate os temas “Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje” e “Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?”. Mais informações pelos telefones (21) 2562-6762 e 2270-1635 e no site do IBqM.