Neide Titonelli Alvim apresenta propostas para a EEAN

Diretora eleita vai basear a próxima gestão no tripé integração, modernização e comunicação.

Com 89,45% dos votos, a professora Neide Titonelli Alvim foi eleita diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ. Ela tomará posse em janeiro de 2010, substituindo a professora Antonieta Rubio Tirrell. Segundo Titonelli, seu plano de gestão foi trabalhado de acordo com três eixos principais: integração (de pessoas, ideias e estruturas acadêmico-administrativas); modernização (da estrutura física, de materiais, além da realização de obras); e comunicação (calcada no diálogo, informação e informatização).

Referentes a esses princípios, surgiram algumas propostas: a diretora anunciou que será concluída a obra do edifício da Maternidade Thompson Motta. Quanto ao prédio da EEAN, na Cidade Nova, haverá investimento na redistribuição da carga elétrica. Pretende-se ainda incrementar o sistema de informática e otimizar o espaço do pavilhão da EEAN que inclui a Coordenação de Pós-graduação, a Biblioteca e o Centro de Documentação. Também estão planejados ajustes nas instalações da Coordenação de Graduação, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Titonelli tem como objetivo ampliar o conforto e a segurança na EEAN.

Junto a sua vice, Sílvia Teresa Carvalho de Araújo, Neide tem uma proposta de gestão financeira participativa. A nova diretora destacou ainda a otimização da força de trabalho docente e técnico-administrativa, de modo a manter a qualidade e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Titonelli enfatizou que o maior desafio para sua gestão é a reforma curricular para o curso de graduação, que será feita a partir de 2010.
Para a nova diretora, é preciso incentivar a produção da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, reconhecida internacionalmente. “Esta é uma forma de ampliar a excelência da nossa pós-graduação, que já tem conceito 5 pela Capes”, conclui Neide Titonelli Alvim.