">Diretor do Instituto de Física de UFRJ recebeu por cinco vezes o prêmio “Cientista do Nosso Estado”, concedido pela Faperj.

Nelson Velho de Castro Faria recebe título de professor emérito

O professor Nelson Velho de Castro Faria, diretor do Instituto de Física (IF/UFRJ), receberá o título de professor emérito, conferido aos docentes que se destacaram em sua área e no exercício da atividade acadêmica. O título será outorgado por Sylvia Vargas, vice-reitora da UFRJ, em Sessão Solene do Conselho Universitário, que será realizada no dia 24 de novembro, terça-feira, às 16h, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O docente graduou-se em Engenharia Civil pela UFRJ, em 1962. Possui Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade de Montreal, no Canadá, além de pós-doutorado, também em Física, pela Universidade Claude Bernarde Lyon, em Lyon na França. Desde 1994, é professor do IF, onde já foi chefe do Departamento de Física Nuclear, coordenador geral do curso e, desde janeiro de 2006, é o diretor do Instituto.

O professor ganhou por cinco vezes o prêmio “Cientista do Nosso Estado”, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa – RJ (Faperj), nos anos de 1999, 2000, 2002, 2004 e 2006. Escreveu, desde 1965, 75 artigos sobre a Ciência e Tecnologia, publicou capítulos para a Enciclopédia Mirador Internacional 1975, além de ter participado de bancas examinadoras de doutorado e orientado teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Suas linhas de pesquisa são "Física Atômica e Nuclear com aceleradores” e “Colisões Atômicas e Nucleares”. Participou de eventos como a Reunião Anual da Associação de Física Argentina, em 1999, Simpósio Latino-americano de Física Nuclear, em 2003, em Santos (SP) e a Conferência Internacional de Física Atômica, 2004, no Rio de Janeiro.