Uso racional de água no Centro de Tecnologia

O consumo mais eficiente da água no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ é a proposta da estudante de Engenharia Civil Luciana de Oliveira Amâncio, apresentada na XXXI Jornada Científica da UFRJ, na quarta-feira (7/10). O projeto faz sugestões para a implantação de um programa de uso racional de água no bloco D, da Escola Politécnica, onde são ministrados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.

Sob orientação da professora Elaine Garrido Vazques, a estudante desenvolveu um levantamento com base em consulta bibliográfica de trabalhos similares já realizados, estudos de casos relatados e na pesquisa de programas brasileiros existentes desenvolvidos com esse enfoque. A expectativa da aluna é divulgar o consumo consciente da água.  “Nosso principal objetivo é trazer para a universidade esta discussão, para que docentes e discentes possam levar o assunto para a sociedade”, afirmou Luciana Amâncio.

No momento, o projeto está na fase de pré-implantação. A partir das melhorias geradas nos sistemas de água e esgoto, pretende-se expandir o programa para todas as unidades do Centro de Tecnologia.