A anatomia moderna como suporte para as Ciências Biomédicas

2009 é o ano do aniversário de 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ). Para comemorar, durante todo o ano, o ICB promoverá atividades, e entre os eventos da programação foi iniciado, nesta quinta-feira (29/10), o “Simpósio Anatomia Moderna como Suporte para as Ciências Biomédicas”, coordenado pelo professor Vivaldo Moura Neto, no Auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, do Centro de Ciências da Saúde.

O professor Renato Rozental deu início ao ciclo de palestras do dia, sobre Neuroanatomia, dando as boas-vindas a todos e falando sobre a importância e o conhecimento que as palestras vão trazer, deixando os alunos e todos os presentes à vontade para fazerem perguntas.

A primeira conferência teve como objetivo relatar as técnicas avançadas de imagem por ressonância magnética (RM) de tumores cerebrais humanos e foi ministrada por Fernanda Tovar-Moll, doutora do Centro de Neurociências da Rede Labs-D’Or. Além das técnicas convencionais de RM, atualmente, a medicina conta com exames mais profundos que podem medir a vascularidade ou a necrosidade do tumor.

Segundo a doutora, os avanços têm ajudado no processo pré-operatório dos pacientes com tumor cerebral e, além disso, permitem um estudo maior do tumor e sua influência em cada paciente.

O ciclo de palestras seguiu com a presença de Jorge Marcondes, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, que ministrou a palestra “Cirurgia guiada por imagem: o paradigma da neuronavegação”, Jorge Moll Neto, doutor do Centro de Neurociências da Rede Labs-D’Or, que conferenciou o tema “Neuroanatomia funcional dos sistemas de recompensa e emocional humanos”, e Patrícia Farias, professora da Faculdade Federal de Pernambuco, com a palestra “Nanossonda fluorescente para neurociências”.

O simpósio segue até amanhã (30/10) no Auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, do Centro de Ciências da Saúde, e ainda apresentará temas como “A anatomia do Coração” e “A anatomia do sistema ósteo-locomotor”.