Categorias
Memória

Mostra Raoul Ruiz no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

A Mostra Raoul Ruiz, parte do projeto Fórum na Tela/CineClube Praia Vermelha do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC), apresenta, nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2009, às 19h, o filme A hipótese do quadro roubado (L’Hypothèse du Tableau Volé, 1978, 63 min). Baseado na obra de Pierre Klossowki, o filme do cineasta francês Raoul Ruiz fala sobre o mistério envolvendo o desaparecimento de um quadro de um pintor do século XIX.

Raoul Ruiz é reconhecido como um dos principais cineastas em atividade. Iniciou a carreira como dramaturgo no teatro de vanguarda, tendo escrito mais de cem peças. Ingressou no mundo do cinema em 1963, com o curta La Maleta. Em 1983, recebeu um prêmio especial da revista Cahiers du Cinema, que lhe dedica um número inteiro, elegendo-o como o cineasta francês mais importante desde Rohmer, Bresson e Godard.

Após a exibição do filme, haverá um debate do curador da mostra, Denílson Lopes. O Fórum de Ciência e Cultura fica no Campus da Praia Vermelha da UFRJ: avenida Pasteur, 250/2º andar.