Alimentos e tecnologias discutidos na UFRJ

O futuro dos laboratórios de alimentos, as inovações do arroz enriquecido e a procura do consumidor por produtos ecologicamente corretos e mais saudáveis estiveram em discussão na tarde de quarta-feira (14/10) durante I Encontro Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos da universidade, que aconteceu no Salão Nobre do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Aldo Baccarin, representante da Food Intelligence, empresa especializada em consultoria técnica e serviços analíticos para indústrias de alimentos, abordou o suporte tecnológico para alimentos. Baccarin alertou que a velocidade das informações em tempo real vai melhorar a qualidade analítica dos laboratórios, aumentando os investimentos no setor devido à grande especialização dos profissionais.

Leonardo Mendonça Conceição, da companhia JOSAPAR, maior beneficiadora de arroz da América Latina e detentora da marca Tio João, comentou sobre a produção e consumo do cereal no mundo e o desenvolvimento dos grãos enriquecidos de vitaminas de um dos produtos da empresa. O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz do Ocidente e o grão é o principal componente da cesta básica do brasileiro.

Para Mendonça, a população está cada vez mais em busca de alimentos integrais e enriquecidos. Os consumidores querem saber se os produtos que compram são saudáveis e se os fabricantes são ecologicamente corretos. “Hoje nós temos a necessidade de saber o que estamos comendo”, afirma. “Precisamos saber se o que consumimos pode prevenir doenças e se a empresa polui muito ou pouco.” Leonardo Mendonça concluiu que “a preocupação atual é o sabor associado à saúde, enquanto no passado o foco era só no sabor”.

Dia Mundial da Alimentação

O evento foi relacionado ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro para comemorar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A comemoração tem o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a difícil situação das pessoas que passam fome e promover no mundo a participação na luta contra o problema. Todos os anos, mais de 150 países celebram a data. Este ano o tema é “Conseguir a segurança alimentar em época de crise”.

Na UFRJ, o Dia Mundial da Alimentação ainda será celebrado com mais um encontro. Nos dias 21 e 22 de outubro ocorrerá, no Restaurante Universitário Edson Luiz de Lima Souto, o I Encontro de Sabores e Saberes. O evento pretende informar  a comunidade universitária e promover o acesso facilitado a alimentos orgânicos, a fim de estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis e o fortalecimento da agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro.