Encontro debate parcerias entre UFRJ e a Prefeitura de Macaé

Tranformação do Hospital Municipal em hospital-escola é um dos temas da conversa entre UFRJ e Prefeitura de Macaé.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, esteve na UFRJ, nesta quarta, dia 14, para um encontro com o reitor Aloisio Teixeira. A conversa girou em torno da possibilidade de ampliar as parcerias da universidade com a cidade norte-fluminense, passando a incluir projetos de pesquisa.  Uma  dessas parcerias  seria a transformação do Hospital Municipal de Macaé em Hospital-Escola, o que atenderia às necessidades de aprendizado dos alunos do curso de Medicina da UFRJ. O reitor recebeu positivamente a proposta e  afirmou que irá se empenhar para tornar o projeto realidade.

Os representantes da cidade expuseram a necessidade do estabelecimento de convênios que permitam o desenvolvimento de pesquisas no âmbito acadêmico.  Atualmente, a UFRJ tem seis cursos ministrados na cidade universitária de Macaé, construída e administrada pela prefeitura.

No âmbito da pesquisa, a UFRJ já está presente na cidade através do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), fruto de uma parceria entre o Instituto de Biologia, a Petrobras e a Prefeitura de Macaé. O Nupem desenvolve um projeto que tem por objetivo contribuir para a preservação dos ecossistemas da região.

No encontro, também foi debatida a possibilidade de se estabelecer uma parceria  entre a UFRJ e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia(IMMT).