Categorias
Memória

Família e Subjetividade: Desafios à Identidade Homossexual

A aluna Helen Garcia, formada em agosto na Escola de Serviço Social, apresentou durante a Jornada de Iniciação Científica sua pesquisa "Família e Subjetividade: Desafios à Identidade Homossexual", orientada por Maria das Dores Machado. O trabalho procura entender o processo de definição da orientação sexual de jovens, o papel da família nessa aceitação e os conflitos enfrentados pelos homossexuais no processo de construção da sua sexualidade.

A dimensão do efeito que a família tem sobre o homossexual, a dúvida da aceitação, o fato de haver um tipo de quebra de barreiras da expectativa familiar quando um filho se assume homossexual são alguns dos principais traços estudados nessa pesquisa. Helen abordou as questões relacionadas ao aspecto familiar a partir de uma pesquisa feita com 10 jovens homossexuais de religiões e locais de moradia diversos, da faixa etária entre 20 e 30 anos, solteiros e que, em sua maioria, moram com familiares e cursam o ensino superior.

Dentre os tópicos importantes estudados por Helen, estão a revelação, a reação da família, as consequências na vida dos jovens, a desconfiança e a centralidade da figura materna. Os jovens entrevistados disseram não sentir a necessidade de contar porque a família já havia percebido alguma forma. Com relação às reações mais importantes e que mais afetaram os jovens, podem-se citar o desapontamento e futuramente a aceitação e a melhora na convivência. Uma coisa que chamou muito a atenção foi o papel da mãe na vida desses jovens, sendo sempre a primeira mencionada quando falavam de família.