Cineclube de História

O trabalho intitulado "Cineclube de História", de Elizete Gomes Coelho, estudante de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), com orientação de Mônica Lima e Emilio Carlos de Oliveira, articulou o projeto homônimo realizado no Colégio de Aplicação da UFRJ pelo setor de História, que busca formar um acervo audiovisual na escola, como formador de opinião e fonte de discussões sobre temas importantes para o desenvolvimento dos alunos.

O projeto conta com a exibição de um filme uma vez por mês seguindo um tema escolhido para o ano. O de 2009 foi `Intolerância`, abordando preconceitos de todas as formas, como racial, social e sexual. A discussão da diversidade cultural e da quebra de preconceitos é instigada buscando o entendimento dos alunos sobre os temas abordados nos filmes escolhidos. Dentre os do ano, foram exibidos o musical "Hairspray" e o drama nacional "Era Uma Vez…".

A atividade extracurricular envolve toda a comunidade escolar, usando comunicação oral, por meio de panfletos e folders para divulgação. Em média 15 alunos comparecem às sessões de cinema do projeto. Os professores procuram escolher filmes que se encaixem no perfil das turmas e tratem temas sérios de forma mais leve.