Casas inteligentes são fortes aliadas na segurança doméstica

As casas inteligentes já podem ser consideradas realidade de acordo com os estudantes do quinto período de Engenharia Mecânica César Cunha Pacheco e Felipe dos Santos. Orientados pelo professor Armando Carlos de Pina Filho no trabalho apresentado nessa quarta-feira (7/10), durante a XXXI Jornada de Iniciação Científica, eles mostraram como essa tecnologia pode ser eficiente para o aumento da qualidade de vida e da segurança doméstica.

“Os sistemas automatizados em casas trazem conforto e praticidade para a vida dos usuários. Também representam uma economia significativa em energia, água e gás”, explicou César. Mas as tecnologias que chamam mais atenção são as voltadas para a segurança. “Hoje já existem sistemas que simulam a presença de pessoas em casa através de jogo de luzes, coibindo a ação de ladrões. O mais futurista é a chave biométrica, que só permite a entrada de alguém após identificação digital ou verificação de retina”, exemplificou o estudante.

A escolha da tecnologia de automação fica a cargo do cliente e de quanto ele está disposto a gastar. “Existem aparelhos de diversos preços. Um dimmer (dispositivo que controla a intensidade de luz) pode ser encontrado no mercado variando de R$ 30,00 até R$ 320,00”, destacou Felipe. “Uma forma de baratear esse processo é comprar kits simples de automação. De acordo com o escolhido, você pode utilizar a tecnologia somente em alguns aparelhos ou cômodos, e não na casa toda”, completou César.

Mesmo com o apelo futurístico, o processo de automação residencial ainda precisa superar alguns obstáculos. “O consumidor final muitas vezes rejeita o produto por achá-lo complicado demais; por isso, é preciso simplificá-lo. Além disso, os custos para implementar um sistema desses ainda são muito altos”, frisou César.

Os estudantes acreditam numa tendência mundial de crescimento da tecnologia de automação. “As casas do futuro já são uma realidade, já existem empresas trabalhando na área. Estima-se que para automatizar uma casa o valor fique entre 10% e 15% do valor do total de uma obra”, estipulou Felipe.