III Simpósio de Oncobiologia

O III Simpósio de Oncobiologia, promovido pelo Programa de Oncobiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB), teve seu início nessa quinta-feira (03/09), no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).  Pesquisadores e coordenadores do programa participaram da mesa de abertura, falando sobre o projeto e os principais aspectos das pesquisas em câncer do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes à mesa de abertura Vivian Rumjanek, professora e coordenadora do simpósio, e Débora Foguel. Os participantes do programa receberam as boas-vindas de todos os coordenadores e professores, além da explicação sobre como o projeto funciona dentro do ICB, o programa de maior extensão e resultado da instituição.

Logo depois, iniciou-se o ciclo de palestras do simpósio. Uma delas foi a de Antonio Augusto Ornellas, professor e pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que retratou a patologia e os fatores prognósticos do Câncer de Pênis.

O Programa de Oncobiologia tem como objetivo apoiar, com recursos financeiros da Fundação do Câncer, os projetos em andamento em laboratórios vinculados ao Programa de Oncobiologia e criar colaborações entre grupos de pesquisa em câncer de diversas instituições do Rio de Janeiro. Com isso, uma das grandes novidades desse simpósio foi a anunciação de que, dentro das inscrições para participar da Fundação do Câncer/ONCO,  cinco bolsas para o projeto serão reservadas a jovens pesquisadores, com até 10 anos de conclusão do doutorado, associados aos membros do Programa de Oncobiologia. As outras dez bolsas são direcionadas aos titulares das linhas de pesquisa aprovadas no último processo de credenciamento para o programa. Todos os projetos devem ser associados com pelo menos dois membros do Programa de Oncobiologia e estar inseridos dentro das temáticas “Biologia do câncer.

O III Simpósio de Oncobiologia continua hoje (04/09), das 9h às 17h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFRJ.

As inscrições para participar do projeto Fundação do Câncer/ONCO vão até o dia 30 de setembro. Para mais informações: www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br