">Nesta terça-feira, dia 1º de setembro, foi realizada, na sala da Coordenação de Desenvolvimento Profissional (CODEP), a sessão de posse dos novos professores concursados da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Novos professores tomam posse

Nesta terça-feira, dia 1º de setembro, foi realizada, na sala da Coordenação de Desenvolvimento Profissional (CODEP), a sessão de posse dos novos professores concursados da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Roberto Gambini, superintendente de Pessoal (PR-4), deu as boas-vindas aos novos funcionários e apresentou a estrutura, dividida em pró-reitorias, da administração central da UFRJ.

O superintendente também comentou alguns benefícios dos servidores públicos, como a aposentadoria integral, equivalente ao último salário recebido pelo funcionário. Esse privilégio só é conquistado se algumas exigências forem cumpridas, como por exemplo ter, pelo menos, vinte anos de serviço público e cinco no último cargo ocupado.

Luiz Afonso Marins, pró-reitor de Pessoal, comentou o programa de expansão das universidades pelo governo federal, que tem como um dos objetivos aumentar o número de vagas para alunos, funcionários e criar mais unidades nas faculdades públicas da federação. O pró-Reitor acredita que, com esse crescimento, o número de jovens entre 18 e 24 anos nas universidades possa aumentar, já que, atualmente, cerca de apenas 10% dessa faixa etária estão inscritos em algum curso superior. Luiz Afonso fez questão de exaltar a UFRJ como uma das maiores instituições de ensino do país.

Amaury Fernandes, diretor-adjunto da Escola de Comunicação (ECO), enfatizou que os novos funcionários devem se sentir acolhidos pela Universidade e desejou que eles tenham orgulho de trabalhar nela. Encerrando os discursos, a professora empossada Ana Lucia Sabadell, do curso de Direito, comentou que está muito feliz de estar na UFRJ e pretende contribuir no que puder na melhoria da instituição.

No final, os novos professores foram chamados, um por um, para ir à frente e receber o certificado de posse, que foi lido em voz alta por Roberto Gambini.