Psicólogos defendem maior integração entre os setores de saúde

A VI Semana de Psicologia da UFRJ apresentou nesta terça-feira, dia 25, aos calouros do curso uma abordagem sobre a atuação do psicólogo no campo da saúde. As palestrantes Ana Carla Silva, professora do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, e Ana Lucia Furtado, representante da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia (CRP), discutiram a importância da formação interdisciplinar nessa área do conhecimento.

Um dos pontos discutidos incluiu a análise do Sistema Único de Saúde (SUS). Ana Lucia defende que esse modelo foi criado para promover  maior integração entre as diferentes áreas da saúde. Segundo ela, o psicólogo deve reconhecer ainda mais a importância da sua atuação nos diferentes contextos sociais. “Temos que lidar com situações adversas todos os dias. Não podemos excluir um caso ou outro. Trabalhamos com a parte técnica e política ao mesmo tempo”, explica.

Para Ana Carla, a sociedade precisa agir de forma integrada. “Os movimentos sociais são essenciais para que projetos, como o SUS, sejam pensados e realizados”, afirma. Para ela, a atuação do psicólogo depende da mobilização de diversos setores, da assistência social e até da comunicação.

A professora do IP observa que os modelos anteriores implantados na área da saúde, em comparação com o atual sistema, eram setorizados e divididos. Segundo ela, cada instituição atendia a um tipo específico de paciente. O grande avanço foi a organização mais interligada das diferentes áreas. “Agora, o psicólogo e qualquer outro profissional precisam estar ativos e conscientes quanto à infinidade de problemas que os envolvem”, salienta Ana Carla, complementando que, atualmente, o profissional deve estar preparado para lidar com qualquer situação e com qualquer paciente.

A Semana de Psicologia acontece até a próxima sexta-feira, dia 28, em diferentes salas do IP/UFRJ, no campus da Praia Vermelha. Psicanálise e Arte e Psicologia e Envelhecimento são alguns dos temas que ainda serão abordados no evento que abre o segundo semestre no Instituto.