Centro de Ciências da Saúde dá boas-vindas aos alunos

Com o início de mais um semestre de estudos, aconteceu na sexta-feira (21/8) a recepção dos alunos do segundo semestre de 2009. A aula inaugural, promovida pela Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ocorreu no Auditório Paulo Rocco, na UFRJ, e contou com a presença de muitos alunos e importantes nomes da universidade.

Estavam presentes à mesa e à plateia , Almir Fraga Valladares, decano do CCS, Roberto Medronho, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ, Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina, a professora Vivian Rumjanek, entre outros. Outra presença significativa  foi a do grupo de alunos com deficiência auditiva da UFRJ, que contaram com o auxílio de um tradutor da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante  a recepção.

Como parte de toda cerimônia que ocorre na universidade, alunos e professores iniciaram a aula inaugural com a execução do Hino Nacional. Logo depois, Antônio Ledo, assim como todos à mesa, fez a  saudação aos novos alunos, muitos deles das Faculdades de Medicina, Enfermagem e Farmácia, dando os parabéns por terem passado para a maior universidade pública federal do Brasil.  Ele fez também uma apresentação de toda a  estrutura da UFRJ, incluindo  os campus, hospitais e servidores, como exemplificação de toda a grandeza da universidade.

No evento foram distribuídas para os alunos duas cartilhas educativas: uma com instruções de como utilizar materiais e resíduos perfurocortantes em laboratórios e como descartá-los por etapas, e a outra chamada “UFRJ em Alerta”, que tem como tema a Gripe Influenza A.

A gripe também foi o tema da palestra “Influenza A (H1N1)”, ministrada por Roberto Medronho. A diferença desse vírus para o da gripe comum, o potencial de gravidade, a maior circulação, sinais e sintomas, não só no Brasil, mas também no mundo, foram alguns dos assuntos debatidos na exposição.