Categorias
Memória

Cultura diversificada e heterogênea

A grande população da Índia impede que todos os indianos se encaixem em um estilo de vida típico. Pelo menos, é o ponto de vista do segundo secretário e líder da Chancelaria da Embaixada da Índia no Brasil,  Shashank Vikram, que falou um pouco sobre a cultura do país durante a mesa-redonda  Tradições Indianas, que aconteceu na terça-feira (12 /8), no Índia em Foco, evento realizado pela Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT/UFRJ).

“Nós temos 22 línguas oficiais, algumas de árvores linguísticas diferentes, e mais de 1.600 dialetos. A forma de dançar, a culinária e o idioma variam de acordo com a região da Índia em que se está”, explicou. Segundo ele, o segredo para essa convivência tão longa de povos tão diferentes é a capacidade de dialogar com o próximo.

“Apesar das diferenças, o povo indiano está junto há mais de cinco mil anos. Quando Buddah começou a pregar suas ideias na Índia, o país era dividido em vários reinos. O sábio de cada reino debatia as ideias de Buddah e, caso fosse convencido, o reino era convertido ao budismo”, concluiu.