Artigo sobre TAV repercute

Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) agora admite que o traçado do Trem de Alta Velocidade (TAV) será subterrâneo.

O episódio sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV) sofreu uma reviravolta. O traçado do veículo, que atravessaria a Cidade Universitária e provocou reação na comunidade universitária, agora será subterrâneo. É o que afirma o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, em entrevistas nesta quarta, dia 19, aos jornais "O Globo" e "O Dia".

Entenda o caso

No Conselho Universitário (Consuni) do último dia 6, foi aprovada uma moção de repúdio ao ato da ANTT, que lançou a Consulta Pública sobre o tema sem consultar a UFRJ. No documento, os conselheiros protestam contra o que consideraram um "ataque à autonomia universitária" no momento em que a universidade elabora o seu Plano Diretor (PD).

Entre as propostas em debate no PD está a Política de Mobilidade e Acessibilidade, que prevê a ampliação da rede de transportes interno e externo à universidade, além da edificação de novos prédios para salas de aula, auditórios, bibliotecas, restaurantes e demais serviços. O traçado do TAV inviabilizaria, assim, a expansão acadêmica da universidade, que estima, para 2020, contar com cerca de 120 mil pessoas no campus da Cidade Universitária.

O reitor Aloísio Teixeira, em consonância à decisão do Consuni, redigiu um artigo reafirmando as críticas ao projeto da ANTT. Nos dias posteriores, os veículos de comunicação repercutiram a notícia. Leia abaixo algumas matérias:

Comentário do jornalista Ricardo Boechat, na Rádio BandNews Fluminense FM, dia 13/08 – Ouça aqui.

O Estado de S. Paulo, dia 15/08 – Leia aqui

Folha de S. Paulo, dia 17/08 – Leia aqui

A Tarde, dia 15/08 – Leia aqui

Artigo O Globo, dia 18/08 – Leia aqui

Matéria O Globo, dia 19/08 – Leia aqui

Matéria O Dia, dia 19/08 – Leia aqui

Leia abaixo a íntegra do artigo do reitor Aloisio Teixeira:

A UFRJ E O TREM BALA

Aloisio Teixeira*

A Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu, surpresa, a notícia da Consulta Pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), destinada a “divulgar a documentação pertinente e colher sugestões sobre o projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade – TAV, para o transporte de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.”

A surpresa se deve ao fato de que um projeto de tal magnitude, com custos elevados e grandes impactos sobre as áreas direta e indiretamente afetadas, do ponto de vista ambiental, econômico e social, seja colocado em discussão com um prazo tão curto (24 de julho a 17 de agosto), informações insuficientes e sem que instituições, grupos sociais, comunidades e demais agentes públicos e privados interessados tenham possibilidade de tomar adequado conhecimento da questão.

Ainda mais surpreendente é saber que o traçado pretendido atravessa a Cidade Universitária da UFRJ, território onde se exerce a autonomia universitária assegurada pela Constituição Federal. A autonomia, expressão contemporânea da tradição que, desde os primórdios da instituição, é um requisito fundamental para o desenvolvimento da educação superior, consiste em direito ao autogoverno, inclusive em questões relacionadas à ocupação, uso e acesso ao território universitário.

Tal fato ganha maior gravidade por se dar em um momento em que a Universidade está elaborando seu Plano Diretor UFRJ 2020 — na verdade um ambicioso projeto de desenvolvimento da Cidade Universitária, que enfatiza sua integração à Cidade do Rio de Janeiro e aponta para a necessidade de uma ampliação expressiva das redes de transporte público para atender a uma população estimada em mais de 120.000 pessoas que circularão por essa região até 2020. O Plano Diretor é parte de um conjunto mais amplo de projetos que integram o Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ, aprovado pelo Conselho Universitário em outubro de 2007 e homologado pelo Ministério da Educação.

Vale destacar que uma das recomendações ali contidas diz respeito exatamente à garantia da integridade e inalienabilidade do patrimônio fundiário da Universidade. A razão para essa recomendação é que a finalidade primordial do patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro é a de servir única e exclusivamente ao fim para o qual foi destinado, isto é, ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Há uma razão adicional que aumenta nossa preocupação: o Edital desconhece a importância e a qualidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos no país, omitindo inteiramente qualquer requisito que venha a associar o projeto ao desenvolvimento nacional.

Por essas razões, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou em recente reunião uma moção de protesto contra os procedimentos adotados, a ausência de informação qualificada e os prazos irrisórios da Consulta Pública. Manifestou ademais sua oposição à utilização da Cidade Universitária, que não foi sequer consultada, como via de passagem para o trem de alta velocidade, através de terrenos de propriedade da UFRJ e nos quais a Universidade exerce sua plena autonomia constitucional.

A UFRJ está plenamente consciente de que a questão do transporte público integra o painel de problemas que exigem soluções eficientes e modernas. A UFRJ está capacitada a ajudar na busca das soluções. Exatamente por isso, e em defesa de sua função social e de seu estatuto, desautoriza qualquer intervenção no território da Cidade Universitária, à sua revelia, e apela à sociedade em geral e às autoridades governamentais direta ou indiretamente envolvidas com o processo decisório referente ao Projeto do TAV que ampliem os prazos de discussão pública e permitam que as decisões sejam tomadas não em gabinetes fechados mas com ampla consulta aos interesses da sociedade e da população.

* Reitor da UFRJ.