UFRJ discute Ética em pesquisas

Acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, o evento “Ética em Pesquisa: a relação pesquisador –  CEP/CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e a Plataforma Brasil”. Organizado pelos Comitês de Ética da UFRJ e pela Pró-reitoria de Graduação e  Pesquisa, o evento visa esclarecer dúvidas quanto à apresentação de pesquisas aos CEPs /CONEP e ao futuro cadastramento na Plataforma Brasil de Pesquisas.

Para isso conta com palestras de Sandra Maria Azevedo, superintendente acadêmica da PR2, Jorge Adelino Rodrigues da Silva, coordenador do CEP do Instituto de Psiquiatria (IPUB), Alice Violante, coordenadora do CEP do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), e Marisa Palacios, coordenadora do CEP do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Alguns dos temas em pauta são: “Quais projetos devem ser submetidos ao CEP e como fazê-lo”, “Termo de Compromisso Livre e Esclarecido” e “Plataforma Brasil de Pesquisas”.

O evento ocorre a partir das 10h no Auditório Leme Lopes do IPUB, rua Venceslau Brás, 71, – fundos – Campus da Praia Vermelha.