">Projeto da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) debaterá temas referentes a diversos hospitais do Rio de Janeiro.

Rede Universitária de Telemedicina

Nos dias 10 e 11 de agosto, será realizado na UFRJ o Fórum da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O evento contará com apresentações de iniciativas de telemedicina e telessaúde realizadas no Brasil e no exterior.

O projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, que utiliza recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Alguns dos objetivos do projeto são o aprimoramento da infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, a criação de núcleos de telemedicina e telessaúde e a promoção da integração dos projetos existentes nesta área.

No primeiro dia do Fórum serão inaugurados sete núcleos da rede, dentre eles os do Hospital-Escola São Francisco de Assis (HESFA), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Doenças do Tórax (IDT), Instituto de Psiquiatria (Ipub) e do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), todos do complexo da UFRJ.

A infraestrutura oferecida pela Rute ajuda na melhoria na qualificação dos profissionais, através do desenvolvimento de inovações na área de educação em saúde. Outra importante colaboração da Rede é no atendimento aos pacientes, através de diagnósticos a distância e pedidos de segunda opinião.

Atualmente, a Rute está presente em hospitais universitários de 14 estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná, Amazonas, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.

A participação presencial no Fórum Rute é restrita a convidados, mas quem quiser poderá acompanhar o evento pela internet. O link para a conexão estará disponível, na véspera do evento no site da RNP ou da Rute.