Prefeitura Universitária oferece curso de educação no trânsito

Prefeitura oferece curso para a comunidade universitária.

Os motoristas que circulam pela Cidade Universitária dispõem de mais uma ferramenta na luta pela educação no trânsito. A Prefeitura da UFRJ e a Escola Politécnica lançam um curso de aperfeiçoamento e qualificação profissional para os motoristas que circulam nos campi da universidade.

A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar profissionalmente todos os indivíduos envolvidos direta e/ou indiretamente com transporte, acessibilidade e mobilidade na Cidade Universitária e na Praia Vermelha. Estão aptos a participar do curso os motoristas profissionais dos veículos motorizados da UFRJ. Ao final, todos os participantes receberão um certificado.

As aulas terão início na próxima terça, dia 21, e vão até o final da semana, sempre em dois turnos, das 9h às 13h, e das 13h às 17h. Os alunos assistem a quatro horas de aula por dia e devem completar 16 horas ao final do curso. Serão oferecidas palestras com os temas legislação, sinalização, direção defensiva, ética, cidadania, compromisso no transporte público, entre outros. “O projeto atende uma questão prática de educação dentro da UFRJ. Precisamos acabar com o excesso de velocidade e com o estacionamento irregular, dentre outros problemas”, explica Hélio de Mattos Alves, prefeito da universidade.

Os interessados devem escolher o horário de preferência, até no máximo dia 17 de julho de 2009. As inscrições são feitas pelos pró-reitores, decanos e diretores dos centros e unidades através do e-mail marta@pu.ufrj.br. A iniciativa faz parte da Campanha de Educação no Trânsito “Pé no Freio”, prevista em acordo assinado entre a Reitoria e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), em parceria ainda com o Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Cetran) e com as obras de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).