Aluno da UFRJ recebe bolsa na New York University

O aluno Alexandre Carvalho, do último período da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi um dos oito contemplados com uma bolsa de estudos na New York University (NYU). Ele participou do Program in Social Entrepreneurship (Programa de Empreendedorismo Social) em uma disputa na qual concorreram vários outros projetos, tendo sido o único brasileiro a ganhar.

Através da bolsa, o aluno irá cursar Residência Médica em Saúde Pública para a América Latina na cidade de Nova York, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A fundação norte-americana Catherine B. Reynolds procura descobrir novas lideranças na área do serviço público e promover o seu desenvolvimento apoiando projetos que elaborem soluções sustentáveis para problemas sociais.

Iniciado durante sua participação como bolsista de iniciação científica em projetos do Laboratório de Vídeo Educativo do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e no seu estágio de Internato em Saúde da Família, em Piraí, Estado do Rio de Janeiro, o projeto “Vídeo da Comunidade para a Comunidade” venceu uma disputa com outros mil projetos.

O projeto

Com o objetivo de envolver as populações participantes das Unidades de Saúde da Família (USF) na educação em saúde, o projeto “Luzes, Câmera, Ação em Saúde!” se utiliza da linguagem da sétima arte para veicular sua mensagem. Trata-se de curtas-metragens sobre saúde cuja produção é toda realizada pela comunidade, desde o roteiro até a gravação e edição. Os profissionais de saúde passam os conhecimentos médicos e orientam a realização dos filmes, sem interferir na liberdade criativa dos participantes.

Buscando fugir do modelo tradicional de conscientização e educação em saúde, em que os espectadores são receptores passivos da informação, o projeto inova integrando a comunidade no processo de divulgação do saber. Segundo Alexandre, o projeto visa promover a educação em saúde e a cidadania trazendo também inclusão digital, cultura e lazer, e foi desenvolvido de acordo com as tendências de um novo campo multidisciplinar, denominado Empreendedorismo Social.

Os resultados obtidos demonstraram benefícios como redução da incidência e prevalência dos agravos trabalhados em imagem, desenvolvimento local, inclusão digital e disseminação de informações e conceitos de saúde. Segundo o aluno, a resposta das populações tem sido muito boa, o que se deve, entre outros fatores, ao caráter inovador de parceria que se estabelece com a população, em vez de simples intervenção social.