Utilização do Luminol-UFRJ na detecção de sangue oculto

A Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza realiza um círculo de palestras sobre a utilização do Luminol-UFRJ na solução de crimes. O encontro vai acontecer no dia 26 de junho, a partir das 8h30, no Auditório do Centro Cultural Horácio Macedo (Roxinho).

O Luminol é um produto que detecta a presença de manchas de sangue até em lugares que tenham sido lavados com produtos de limpeza usuais, sendo oferecido para a Polícia por cerca de dez vezes menos que o preço cobrado por outros fabricantes, em sua totalidade indústrias transnacionais.

Os palestrantes são: Roger Ancillotti, Médico-Perito Legista, Instituto Médico Legal (IML), Polícia Civil-RJ, que vai falar sobre “A importância do Luminol na resolução dos casos dos Staheli e chacina da Baixada Fluminense”, às 11 horas; Cláudio Lopes, professor, Instituto de Química da UFRJ, com “Luz Fria: A Química do Luminol”, às 14 horas; Luiz Carlos Prestes Jr., Médico-Perito Legista, IML, Polícia Civil-RJ, “Policia Técnica de Miami/EUA – Ciência e Tecnologia nas Investigações Forenses”, às 15 horas; e Márcio Coelho, Farmacêutico-Perito Criminal, Instituto de Criminalística, Polícia Civil-RJ, “A Casuística Criminalista, os Casos do Chinês Chang e Carrefour”, às 16 horas.

Devem estar presentes, no dia 26, além do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e da diretora do Instituto de Química da UFRJ, Cássia Turci, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o secretario de Segurança Pública/RJ, José Mariano Beltrame, o chefe de Polícia Civil/RJ, Allan Turnowski, o diretor do Departamento de Polícia Técnica Científica, Marcus Neves, e o diretor-presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), Wanderley de Souza.

O auditório do Centro Cultural Horácio Macedo fica na av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.