Ação de cidadania no encerramento da Feira de Estágios

Uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda estará disponível para a emissão de carteiras de trabalho nesta quinta-feira (14/05), último dia da Feira de Estágios da UFRJ. O veículo ficará próximo à entrada do Centro de Tecnologia a partir das 11h. A Secretaria montou ainda um estande para fornecer informações sobre os cursos de qualificação, cadastrar e orientar profissionalmente os estagiários nos três dias do evento, que este ano acontece apenas no Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

A feira, iniciada na terça-feira (12/05), atraiu alunos de diversas universidades cariocas. Embora a maior oferta de vagas seja para estudantes de engenharia, alunos de outros cursos como Comunicação, Economia e Desenho Industrial também buscam oportunidades. Thiago Antônio Martins, aluno do 8º período do curso de Desenho industrial, se inscreveu em algumas propostas: “Encontrei oportunidades bem interessantes. Acho muito importante uma feira como esta, realizada na própria Universidade.”

Segundo Daniel Barúqui, organizador responsável, a feira excedeu as expectativas logo no primeiro dia: “Estamos muito felizes com o resultado. As empresas compareceram em peso e os alunos também.”

No entanto, não foi apenas a busca por um estágio que atraiu os alunos. Túlio Jaguar, estudante do 3º período do curso de Engenharia Naval, foi à procura do Work Experience, que cada vez mais tem chamado atenção de jovens das universidades. Trata-se de um intercâmbio de trabalho nos EUA, voltado para quem tem interesse em praticar o idioma e adquirir experiência. As empresas de intercâmbio oferecem ainda a oportunidade de realização de cursos no exterior.

Apesar da oferta de vagas feita por algumas empresas, a procura de alunos de cursos da Praia Vermelha e Centro foi baixa. Para os representantes das empresas participantes, a não realização do evento no campus da Praia Vermelha, devido à crise mundial, justifica a ausência dos estudantes.

São oferecidas mais de 2000 vagas em 19 empresas como a Globosat, L’Oréal, Ampla, CIEE e Technic.  A feira termina hoje (14/05), às 18h.  Além dos stands, são oferecidas palestras durante todo o dia a partir das 11h. A entrada é franca.