Categorias
Memória

Centro de Tecnologia homenageia as mulheres

 A decania do Centro de Tecnologia (CT) realizou no dia 11 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Celebrando a Mulher, evento que contou com apresentações de dança, música, palestras e sorteio de brindes para os participantes, além de reunir diversas empresas que atendem ao segmento feminino.

Na abertura, a psicóloga Silvia Barbosa de Carvalho falou sobre as origens, os objetivos e as ações do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMMCR). O centro faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CFCH). Ele fica na Vila do João, Complexo da Maré, Rio de Janeiro, e lá as mulheres obtêm acompanhamento psicológico, social, jurídico, orientações sobre formas de enfrentar o preconceito dos homens contra as mulheres, fortalecendo a cidadania feminina em situação de violência doméstica.

Segundo Silvia, o projeto desenvolve ações que permitem às mulheres da Maré sustentabilidade, oportunidades de trabalho e relacionamentos, além de outras formas de sociabilidade, que as apresentem a realidades diferentes, como oficinas temáticas, programas de capacitação e oferta de estágios. São oferecidos também cursos para fornecer conhecimento das leis que protegem a mulher e projetos de combate ao preconceito.

Ao final da palestra, houve sorteio de brindes. O evento seguiu com apresentações de Dança do Ventre, de Tai Chi Chuan, do Coral dos Correios e terminou com uma aula experimental de Dança de Salão.