">O Centro de Cidadania da Praia Vermelha, criado como um projeto de extensão da Escola de Serviço Social da UFRJ, abriu inscrições para quatro cursos de extensão.

Escola de Serviço Social realiza cursos de extensão

O Centro de Cidadania da Praia Vermelha, criado como um projeto de extensão da Escola de Serviço Social da UFRJ, abriu inscrições para quatro cursos de extensão. Estão sendo oferecidas 185 vagas para os cursos “Brasil em tela”, “Direitos sexuais e reprodutivos”, “Escola que protege” e “Informática básica”. As inscrições podem ser feitas pela Internet através do endereço www.ess.ufrj.br. As aulas serão realizadas entre os dias 14 de março e 11 de julho.

Segundo os organizadores, os cursos têm o objetivo de qualificar alunos, supervisores de campos de estágio, gestores de políticas sociais e, prioritariamente, lideranças de movimentos sociais para formação de uma “consciência cidadã”. Através da capacitação social e política, os participantes poderão se tornar multiplicadores do conhecimento adquirido em suas comunidades.

O projeto “Brasil em tela” visa resgatar, através da filmografia, a história política, social e cultural do Brasil e seus principais protagonistas na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Já o curso “Direitos sexuais e reprodutivos” tratará, dentre outros temas, das formas de prevenção no exercício da sexualidade. O programa “Escola que protege” também aborda a prevenção na perspectiva educacional, com ênfase na defesa dos direitos de crianças e adolescentes expostos a situações de violência física e psicológica. Por último, o curso “Informática básica” apresenta aos alunos os aplicativos em software livre que podem ser usados no trabalho social e acadêmico.

O Centro de Cidadania da Praia Vermelha também está programando outros projetos para o segundo semestre deste ano. A previsão é abrir turmas para os cursos de formação política, dependência química, informática, saúde, terceira idade e ética no Serviço Social.

A Escola de Serviço Social fica no campus da Praia Vermelha, situado na Avenida Pasteur, 250.