VIII Mostra de Teatro reúne produção de alunos da Escola de Comunicação

A VIII Mostra de Teatro da UFRJ reunirá, de 14 de novembro a 14 de dezembro, nove espetáculos produzidos por estudantes do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO). As apresentações serão realizadas na reformada Sala Vianninha. Antecipando a programação da mostra, o Fórum de Ciência e Cultura também realiza, de 10 a 13 de novembro, o seminário Nova Escrita da Cena, no Salão Dourado. Os dois eventos, que ocorrem no campus da Praia Vermelha, têm entrada franca.

As apresentações teatrais fazem parte da formação acadêmica dos estudantes de Direção Teatral da ECO e já integram o calendário cultural do Rio de Janeiro. Os espetáculos são realizados em parceria com alunos de Cenografia e Indumentária da Escola de Belas Artes e com estudantes secundaristas do Colégio de Aplicação da UFRJ. Com o aumento do público nas últimas edições, os organizadores esperam atrair cerca de três mil espectadores. Também está programada, na Galeria Vitrine da ECO, uma exposição de fotos e materiais cênicos da mostra realizada no ano passado.

Além dos espetáculos, o público poderá assistir ao evento “Nova escrita da cena”. O seminário tem o objetivo de refletir a diversidade de formas e soluções artísticas trazidas pela produção recente de jovens dramaturgos e roteiristas de cinema brasileiros. A proposta é revisitar a questão da palavra escrita no contexto pós-anos 90, discutindo um possível retorno aos clássicos ou a permanência de uma tradição de vanguarda. Outro ponto é avaliar como essas narrativas dialogam com as novas mídias e as tecnologias.

O campus da Praia Vermelha fica na Avenida Pasteur, 250. A programação completa pode ser conferida na página do Fórum de Ciência e Cultura na internet (http://www.forum.ufrj.br).