Uso indevido de drogas em exposição

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ), realiza até o dia 17 de outubro a exposição de fotografia Fotossíntese da Loucura. O trabalho é fruto do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, no qual se desenvolve uma oficina de fotografia para pacientes em tratamento pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. A exposição acontece no átrio do Fórum, na avenida Pasteur, 250, no campus da Praia Vermelha. A entrada é gratuita.

A mostra pretende criar uma interface entre a loucura e a sociedade, rompendo os estigmas e preconceitos relativos à doença mental. Os autores das obras, mais conhecidos como “Os Enlatados”, fazem parte do Grupo Experimental de Fotografia e Saúde Mental.

– As fotos são obtidas a partir da técnica Pinhole (furo de agulha), que significa foto na lata -, afirma Luciana Sander, coordenadora do grupo, ao justificar o porquê do nome escolhido.

Serão expostos 18 trabalhos fotográficos, de autoria coletiva, que ilustram a beleza arquitetônica dos prédios históricos do campus da Praia Vermelha, como o Palácio Universitário, conhecido antigamente como Instituto de Psiquiatria Pedro II. Dessa forma, a iniciativa atinge outro objetivo, que é valorizar o patrimônio histórico da UFRJ.