">O Centro de Letras e Artes (CLA/UFRJ) apresenta, de 15 de setembro a 31 de outubro, o evento 68 Utopias nas Ruas. Composta por exibição de filmes, além de um ciclo de palestras, a programação cultural rememora as experiências vividas durante o ano de 1968, emblemático nos âmbitos político, comportamental e artístico.

68 utopias nas ruas

Assista ao vídeo dessa matéria

Para participar e obter certificado basta realizar inscrição até 12 de setembro, enviando nome, categoria, instituição e e-mail para utopias68@yahoo.com.br. O evento ocorre no Hall dos Elevadores, Prédio da Reitoria.

A seguir, confira a programação.

Seg, 15/09 – Abertura da Exposição de fotos 68: a imaginação da liberdade
Qua, 17/09 – Exibição de A insustentável leveza do ser, de Philip Kaufman
Seg, 22/09 – Exibição de Barra 68, de Vladimir Carvalho, e Memórias do Movimento Estudantil, de Silvio Tendler
Qua, 24/09 – Exibição de Os sonhadores, de Bernardo Bertolucci
Seg, 29/09 – Exibição de Sem destino, de Dennis Hopper
Qua, 01/10 – Leitura encenada de Rei da Vela, com o grupo Coletivo08 (Teatro/UNIRIO)
Seg, 06/10 – Exibição de Dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Glauber Rocha
Qua, 08/10 – Exibição de One Plus One, de Jean-Luc Godard
Seg, 13/10 – Exibição de Bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla
Qua, 15/10 – Exibição de Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade
Seg, 20/10 – Exibição de Corações e mentes, de Peter Davis
Ter, 21/10 – Apresentação do espetáculo Estompim!, com o grupo Metáfora (Letras/UFRJ)
Qua, 22/10 – Apresentação do espetáculo 68 à Vera, com grupo de Dança/UFRJ
Qui, 30/10 – Feira Hippie e apresentação interativa dos grupos de Teatro, Poesia e Dança
Sex, 31/10 – BosqueTock – show de rock no Bosque (Coordenação LabPP-Esc)

Salão Azul (Prédio da Reitoria, Ilha do Fundão), às 14h

Terça, 16/9 – O sentido histórico de 68
Mário Maestri – Professor de História da Universidade de Passo Fundo/RS
Abertura: Leo Soares  – Decano do Centro de Letras e Artes

Terça, 23/9 – As idéias nas ruas: pensadores que influenciaram a geração de 68
Carlos Nelson Coutinho  – Diretor da Editora UFRJ
Marildo Menegat – Professor de Teoria Política e Social da Escola de Serviço Social/UFRJ
Mediador: Gustavo Peixoto – Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Terça, 30/9 – Rupturas e continuidades da contracultura
Santuza Naves – Professora de Sociologia e Política/PUC-RJ e Coordenadora do Núcleo de Estudos Musicais/C. Mendes
Frederico Coelho – Pesquisador do Núcleo de Estudos Musicais/C. Mendes
Mediador: Eucanaã Ferraz – Professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras/UFRJ

Terça, 07/10 – Seja herói, seja marginal: poéticas de uma arte experimental e transgressora
Glória Ferreira – Profª.  de História da Arte da E. de Belas Artes/UFRJ e Crítica de Arte
Carlos Zílio – Professor de Pintura da Escola de Belas Artes/UFRJ e Artista plástico
Mediadora: Angela Âncora da Luz – Diretora da Escola de Belas Artes /UFRJ

Terça, 14/10 – O cinema e o teatro se insurgem: novas linguagens em cena
Ivana Bentes – Diretora da Escola de Comunicação/UFRJ
Alcione Araújo – Dramaturgo e romancista
Mediador: Edwaldo Cafezeiro – Professor Emérito/UFRJ

Terça, 21/10 – É proibido proibir: Tropicalismo, arte sem fronteiras
André Bueno – Professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras/UFRJ
Fred Goes – Professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras/UFRJ
Mediadora: Eleonora Ziller – Professora de Literatura Comparada da Faculdade de Letras/UFRJ

Quarta, 29/10 – O que 68 ainda nos diz?
José Paulo Netto – Professor Titular da Escola de Serviço Social/UFRJ
Ronaldo Lima Lins – Diretor da Faculdade de Letras/UFRJ
Mediador: Cristovão Fernandes Duarte – Diretor Adjunto de Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo