Congresso discute a importância da História da Ciência

O Instituto de Química (IQ/UFRJ) realiza nos dias 22 e 23 de setembro, Scientiarum História – 1º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. A abertura do evento ocorre às 9h, no salão nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) localizado na Av. Athos da Silveira Ramos 274, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Durante o Congresso, será oferecida, às 9h30, a palestra Enredos, nós e outras calosidades em História da Ciência, proferida por Ana Maria Alfonso-Goldfarb, professora de História da Ciência e Coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (USP), seguida de debate. À tarde, haverá uma mesa-redonda com Carlos Koehler, professor de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE); Lorelai Cury, pesquisadora da Fiocruz; e Alda Heizer, historiadora do Jardim Botânico, para discutir a necessidade da História da Ciência.