Scientiarum Historia – o 1º Congresso de História das Ciências e das Técnicas Epistemológicas

Com 93 trabalhos aprovados e 150 participantes inscritos de vários estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de países como Portugal e França), o 1º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, que se iniciará na próxima segunda-feira, dia 22, às 9 horas, no Roxinho (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza), campus do Fundão, pretende fazer um registro da sua produção e promover um debate com a comunidade da UFRJ, do Rio de Janeiro e do Brasil. A abertura do Congresso contará com a presença do Reitor, Professor Aloísio Teixeira e de várias autoridades universitárias, além da comunidade de História das Ciências.

Os trabalhos aprovados serão apresentados sob a forma de painéis, e 73 deles foram selecionados e constarão de uma publicação com os Anais do Congresso, e também de um CD. O Congresso se estenderá até o dia 23, com atividades pela manhã e à tarde (programação abaixo), e vai oferecer três tipos de atividade, entre conferências plenárias, mesas-redondas e discussões dos painéis. Da sua Comissão Organizadora, tomaram parte: Carlos Alberto L. Filgueiras, Nadja Paraense dos Santos, Rojane Fiedler, Arnaldo Lyrio Barreto, Patrícia R.C. Barreto e Regina Dantas. E da Comissão Científica: Carlos B. Guisard Koehler, Ricardo Kubrusly, Teresa Piva e Nadja Paraense dos Santos.

O curso de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (níveis de Mestrado e de Doutorado) existe há aproximadamente dez anos na UFRJ,  e desde 2004 é reconhecido pela CAPES. No momento, sua Secretaria e Coordenação estão localizadas no Instituto de Química.

Mais informações no site www.scientiarumhistoria.com.br.