Quatro universidades federais brasileiras estão entre 10 melhores da América Latina. É o que aponta o Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), órgão de pesquisa vinculado ao governo da Espanha. O Conselho avalia as universidades quanto à formação de novas pesquisas e tecnologias.
Entre as universidades federais brasileiras, o ranking das 10 melhores na América Latina destaca a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 5º lugar, a Universidade Federal de Santa Catarina, em 7º lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 8º lugar e a Universidade Federal de Minas Gerais, na décima posição. Em primeiro lugar está a Universidade Nacional Autônoma de México.
O CSIC analisa as universidades através da internet, a quantidade de pesquisas realizadas, a sua relevância e quantas vezes há citações delas em outros trabalhos. O Web Ranking é realizado desde 2004, duas vezes por ano e analisa mais de 16 mil instituições de ensino superior em todas as regiões do mundo.
O objetivo da pesquisa está em classificar as instituições quanto ao seu desempenho na Internet, na promoção e melhoria da qualidade de seus conteúdos publicados no meio eletrônico.
Outros detalhes sobre o Web Ranking podem ser conferidos na página http://www.webometrics.info