UFRJ é quinta no ranking das 10 melhores universidades da América Latina

UFRJ ocupa 5º posição entre as 10 melhores universidades da América Latina.

Quatro universidades federais brasileiras estão entre 10 melhores da América Latina. É o que aponta o Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), órgão de pesquisa vinculado ao governo da Espanha. O Conselho avalia as universidades quanto à formação de novas pesquisas e tecnologias.

Entre as universidades federais brasileiras, o ranking das 10 melhores na América Latina destaca a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 5º lugar, a Universidade Federal de Santa Catarina, em 7º lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 8º lugar e a Universidade Federal de Minas Gerais, na décima posição. Em primeiro lugar está a Universidade Nacional Autônoma de México.

O CSIC analisa as universidades através da internet, a quantidade de pesquisas realizadas, a sua relevância e quantas vezes há citações delas em outros trabalhos. O Web Ranking é realizado desde 2004, duas vezes por ano e analisa mais de 16 mil instituições de ensino superior em todas as regiões do mundo.

O objetivo da pesquisa está em classificar as instituições quanto ao seu desempenho na Internet, na promoção e melhoria da qualidade de seus conteúdos publicados no meio eletrônico.

Outros detalhes sobre o Web Ranking podem ser conferidos na página http://www.webometrics.info