Inscrições para seminário na Faculdade de Educação

Em comemoração aos 40 anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), completados dia 11 de julho, a instituição realiza o seminário “Faculdade de Educação 40 anos: Formação de professores-desafios e perspectivas”. As inscrições para o evento já estão abertas para quem quiser participar e irão até o dia 11 do próximo mês. O seminário ocorre no Salão Pedro Calmon, durante os dias 11, 12 e 13 de agosto, no Campus da Praia Vermelha.

A proposta do seminário é discutir questões relativas à formação docente no âmbito da universidade no futuro, como a organização do currículo para a licenciatura e a articulação com outras instituições, como, por exemplo, escolas públicas. Também serão abordados temas como a perspectiva histórica da formação dos professores, o diálogo entre a universidade e a sociedade e os desafios que a carreira encontra no século XXI.

Outro tema a ser abordado no seminário é a articulação entre as faculdades de educação e outros cursos, que tem como objetivo desenvolver a formação pedagógica dos professores. A própria Faculdade de Educação da UFRJ serve como exemplo disso, já que ela mantém ligações com outros 25 cursos da universidade.

O evento, composto por três mesas-redondas, conta com a presença de professores renomados de outras universidades, como por exemplo, Antônio Nóvoa, atual reitor da Universidade de Lisboa e Ana Waleska Mendonça, da PUC-Rio, que irá comentar o projeto de formação de professores que a Universidade do Distrito Federal desenvolveu na década de 30. Outra participação especial será a de Maria Isabel Cunha, que leciona na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Nos intervalos do seminário, serão montados grupos de trabalhos que terão como objetivo pensar alternativas para as propostas de formação de professores apresentadas pelos palestrantes, inclusive a da própria UFRJ, que já está em andamento.

Para mais informações, ligar para 2295-3246, ou acessar o site da Faculdade de Educação ou ainda pelos e-mails direcao@fe.ufrj.br e moniquechang@ufrj.br.