Categorias
Memória

“O Brasil está na moda”

Utilizando-se desse argumento, a professora Liv Sovik apresentou seu projeto de pesquisa "O Brasil é o David Beckham do mundo: corpo, gênero e orgulho nacional" nesta quinta feira, dia 8, no Fórum de Ciência e Cultura, para um público de aproximadamente 15 pessoas.

A apresentação, organizada pelo PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea), levantou possíveis questões a serem abordadas em sua pesquisa com relação à imagem do Brasil no exterior: um lugar de praias, mulheres e homens bonitos, que, em contrapartida, sofre com a violência urbana.

Em um primeiro momento, a pesquisadora falou do panorama da imagem brasileira no exterior, e a tradição da sensualidade como característica nacional brasileira. A professora citou, dentro outros, o exemplo de uma brasileira que dá aulas de sedução às britânicas, numa loja de departamentos na Inglaterra, prometendo ensinar, inclusive, “o andar da garota de Ipanema”.

Num segundo momento, Liv trouxe a questão do gênero dentro dessa imagem do Brasil, contrapondo-se à identidade nacional. Além disso, mencionou os possíveis textos que embasariam seu trabalho, fazendo referências a Deleuze.

Após os 30 minutos em que expôs, de forma sucinta, os principais pontos de seu projeto, a pesquisadora ouviu opiniões, sugestões e comentários de pessoas ali presentes, e demonstrou grande interesse e entusiasmo a cada observação feita.

Houve grande interação por parte do público, comentando possíveis origens históricas da sensualidade brasileira, a imagem do negro, e questões acerca do feminismo. Um dos casos mencionados foi de uma vereadora de Fortaleza, ex-dançarina de boates, que usando da “sensualidade”, extrapolada na frase de campanha “Vote com prazer”, conseguiu se eleger com grande número de votos.