Cinema, entrada franca e desinteresse

A gratuidade nas sessões e a proximidade do público universitário, com exibições no campus da UFRJ, não foram suficientes para encher o auditório da CPM. A décima primeira edição do Vide Vídeo, Festival Universitário de Cinema e Vídeo da UFRJ, teve uma estréia não tão calorosa no Campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250). No campus do Fundão, onde estava sendo exibido os vídeos vencedores de 2007 também não houve público.

O Festival começou às 13h sem nenhum espectador. Aos poucos, algumas pessoas se revezaram no auditório, que não teve, a princípio, um público expressivo. No entanto, o evento mostrou organização e participantes cada vez mais empenhados na produção audiovisual universitária de qualidade.

Na entrada do auditório, os espectadores recebiam uma folha com a programação do dia, dividida em gêneros (no caso, Ficção, Experimental e Documentário), com o nome dos filmes, a duração, e um espaço para que se atribuísse notas de 1 a 5.

Em um primeiro momento, apresentaram dois programas da seleção Mostra Não-Competitiva (nos gêneros ficção e experimental). Depois, foi exibido um programa do gênero Documentário da seleção Júri Técnico.

Os curtas vieram de diversos estados, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e abordavam os mais diversos temas de maneira intrigante, incitando reflexões acerca das questões levantadas, ou das possíveis mensagens a que se pretendia chegar.

A programação do Festival de Cinema Universitário continua até dia 17 deste mês, quando ocorre a cerimônia de encerramento na Casa França Brasil (Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro). O Vide Vídeo também realiza exibições no Ponto Cine Guadalupe (Estrada do Camboatá, n°2.300. Guadalupe), e no Centro Cultural Horácio Macedo (CCMN – no campus do Fundão).

Ainda há sessões até o dia 16, sexta feira, no Campus da Praia Vermelha, e até o dia 14, quarta, no Fundão. A programação completa, e maiores informações sobre o evento podem ser encontradas no site do Vide Vídeo (www.eco.ufrj/videvideo).