Categorias
Memória

A arte de Mariana Manhães

“A Mariana tem cara de artista feliz”. Assim a professora Kátia Maciel, uma das responsáveis pelo seminário “O que é Arte Contemporânea?”, concluiu a apresentação da artista Mariana Manhães.

Mariana formou-se em 2002 em psicologia, por acreditar que não conseguiria “viver de arte”. No entanto, foi depois de um curso de arte feito no Parque Lage em 2004, que Mariana descobriu o que realmente queria fazer, e despontou com seus trabalhos, reconhecidos mundialmente.

Os trabalhos apresentados pela artista, realizados de 2004 a 2008, baseiam-se em instalações que se utilizam da sincronia de vídeos, sons característicos e movimentos, em obras que a própria Mariana chama de “engenhocas”.

Segundo a artista, todos os elementos utilizados fazem parte de seu cotidiano visual. Em seu trabalho, Mariana estabelece um diálogo entre objetos (bules, jarras, açucareiros, etc.), que se comunicam num idioma próprio. “Aprecio a memória que os objetos carregam. O que eles testemunham, agora estão falando, mas na linguagem deles”, afirma a artista.

Dessa forma, esses diálogos são transformados em um balé de movimentos, em que o observador é um mero intruso de um mundo que acontece “à parte”, e sem qualquer interação.

Outra peculiaridade no trabalho de Mariana Manhães é a variedade de materiais utilizados na confecção de suas instalações: antenas de TV, hélices, motor de pára-brisa de Kombi, entre outros. Uma característica marcante na obra da jovem artista é o aumento da complexidade de seus trabalhos ao longo do tempo. De acordo com Mariana, o momento “high tech” de seu trabalho se dá a partir da obra Liquescente (Ânfora Âmbar) e Liquescente (Ânfora Azul), do ano de 2007, em que faz o uso de músculos eletrônicos, usados em robótica. Todo esse trabalho é realizado com a ajuda do pai da artista.

“O que é arte contemporânea?” segue em junho

O seminário segue até o dia 20 de junho e continua abordando sobre arte. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, de 13 às 15h, no Salão Moniz Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ/ Praia Vermelha. Veja a programação:

06/06 – Convidado: Nezille de Almeida.
13/ 06 – Convidado: Alberto Saraiva.
20/06 – Convidados: Julio Rodrigues, Marcio Boetner e Pedro Agilson

Mais Informações: www.eco.ufrj.br/nimagem