Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, proferiu, na quinta-feira, 10 de abril, a Aula Inaugural dos cursos de graduação oferecidos na Cidade Universitária de Macaé.">Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, proferiu, na quinta-feira, 10 de abril, a Aula Inaugural dos cursos de graduação oferecidos na Cidade Universitária de Macaé.">
Categorias
Memória

UFRJ leva mais cursos para Macaé

Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, proferiu, na quinta-feira, 10 de abril, a Aula Inaugural dos cursos de graduação oferecidos na Cidade Universitária de Macaé.

 Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, proferiu, na quinta-feira, 10 de abril, a Aula Inaugural dos cursos de graduação oferecidos na cidade de Macaé (RJ) pela UFRJ, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Faculdade Miguel Ângelo Silva Santos (FeMass) – instituição pública municipal de Ensino Superior daquela cidade – na nova Cidade Universitária do município.

Ao todo são nove cursos de licenciatura e bacharelado, distribuídos nos campi do Nupem (Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé) da UFRJ e da Cidade Universitária, pertencente à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da Prefeitura do município.

Com o tema "A Universidade pública brasileira e os desafios do século XXI", o reitor defendeu a necessidade de universalização do Ensino Superior brasileiro, já que o Brasil permite que apenas 12% de seus jovens, entre 18 e 24, tenham acesso a essa modalidade de ensino, índice abaixo do de países desenvolvidos ou em desenvolvimento (cerca de 60%).

Aloísio Teixeira destaca que a experiência desenvolvida em Macaé, trata-se de um ineditismo para a UFRJ, “descortinando a possibilidade de um profundo desenvolvimento para o município e para nós”, uma vez que essa atitude “é marcada pela cooperação”. O reitor também afirma que a interiorização da UFRJ e a sua ida para Macaé “não é para repetirmos o que fazemos no Rio. Estamos vindo para participar de uma experiência inédita para a UFRJ”, o que poderá gerar “o embrião de um novo modelo de universidade pública baseado na cooperação” e que, “se assim fizermos, estaremos deixando uma contribuição inestimável para o Brasil”.

Medicina caminha para a interiorização
Junto com os cursos que já estão em funcionamento em Macaé (Ciências Biológicas, Farmácia e Química), as negociações para implantação do curso médico da UFRJ no município fluminense de Macaé caminham  em definitivo. Na última quinta feira (10) em reunião realizada entre Antonio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ) – acompanhado pelas professoras Vera Halfoun, Marly Serzedello (Departamento de Clinica Medica), Alícia Navarro (Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal) e Carmen Fróes (Departamento de Medicina Preventiva e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva – Iesc) – e Joelson Tavares, presidente da Funemac, ficou definida a criação de uma comissão responsável pela implantação do curso. A comissão será composta por dois professores da FM/UFRJ, dois membros da Funemac, e dois membros da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé.

Foi criada, ainda, uma comissão interna da FM/UFRJ que cuidará de todo o conteúdo didático-pedagógico do novo curso médico.

A intenção da direção da FM/UFRJ é que, já no segundo semestre de 2009, 30 estudantes possam dar inicio a sua graduação em Medicina. "Temos o firme e efetivo propósito de estabelecer em Macaé a nossa primeira turma", enfatiza Antonio Ledo.

Inauguração de laboratório
A equipe da FM/UFRJ, que esteve em Macaé, para a Aula Inaugural da Cidade Universitária, também inaugurou, junto com o reitor da UFRJ, o Laboratório de Pesquisa de Saúde e Sociedade, que tem como finalidade apoiar pesquisas transdisciplinares que agreguem interessados na área, ampliando discussões além da dimensão biomédica. O laboratório vai apoiar, também, políticas públicas e demandas locais ligadas à Saúde e Sociedade e o desenvolvimento de futura pós-graduação e subsidiar o processo de implantação do curso médico da UFRJ em Macaé.

De acordo com Joelson Tavares, o laboratório lançará as bases para o curso de Medicina da UFRJ. “Esse é um grande avanço no projeto de interiorização da universidade pública. A Faculdade de Medicina inicia a sua instalação no município fazendo o caminho contrário do que temos visto, trazendo, de início, a pesquisa”, enfatiza o presidente da Funemac.

Ainda na esteira da interiorização da UFRJ, existem outras unidades acadêmicas interessadas na instalação de cursos em Macaé. São elas a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e a Escola Politécnica e i Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), todos planejados para iniciar em 2009.

Conheça aqui os cursos ministrados pela UFRJ na Cidade Universitária de Macaé.