Categorias
Memória

UFRJ recebe criador da tecnologia dos MP3

 Que aparelhos como iPods e MP3 Players, por exemplo, se transformaram em mania no mundo, todos sabem. O que não se sabe, porém, é que esses produtos compactos foram possíveis, em grande parte, graças ao trabalho do cientista brasileiro, Mário Baibich.

Convidado pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea) da UFRJ, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou, nesta quinta-feira (10/04), uma conferência sobre o prêmio Nobel de Física 2007.

Foi Baibich quem observou pela primeira vez a Magnetoresistência Gigante (GMR), fenômeno que permitiu o desenvolvimento de ferramentas de leitura cada vez mais sensíveis para captar informação de discos rígidos não apenas de computadores, mas também de leitores de aparelhos digitais. Foi pela GMR que os cientistas Peter Grunberg e Albert Fert – com quem Baibich trabalhou na França – ganharam o Prêmio Nobel de Física 2007.

Durante a palestra, realizada no campus da Praia Vermelha, o professor explicou que a Magnetoresistência Gigante muda a resistência elétrica de um condutor quando ele é submetido a um campo magnético. A hipótese inicial foi comprovada com experimentos realizados em escala nanométrica, que intercalavam camadas de material magnético e não magnético.

Copea

O programa de Estudos Avançados da UFRJ realiza, semanalmente, conferências com pesquisadores. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 17h30.

No próximo dia 17, o tema “Nanobioteecnologia” será apresentado pela também professora da UFRGS, Sílvia Guterres. A entrada é franca.